quarta-feira, 11 de março de 2009

Animações - Filmes para crianças assistirem ou lições para gente grande aprender?

Salve e viva, Pessoinhas (by Aline, minha prima)

Domingão, também conhecido por alguns como dia de Domingo. Dia de comunicação e aproximação eletronica, pois então não deixe de falar com seus amigos no msn hoje ou enviar aquele sms para seus pais pois esta um belo nublado lá fora!

Bem primeiramente não preciso lembrá-los de que gosto de animações e que gosto de trabalhar com isso e coisas relacionadas. Para quem ainda não sabe ou não entendeu, sou fã de animações e coisas relacionadas (é bom deixar claro).
Para poucos entendedores no assunto aqui vai uma breve explicação: Animação gráfica são os bixinhos bonetinhos capazes de falar e andar e explodir coisas que geralmente e normalmente não seriam tão faceis. São aqueles que parecem de verdadade mas foram feitos no computador.
Outro caso mal explicado é o tal do 2D ou 3D. A grossississississimo modo, 2D eh feito (geralmente)  no papel e não se aproxima tanto do visual real, enquanto o 3D é o contrario.


Agora com a grande rápida e suficiente explicação que apresentei podemos ir ao assunto principal: Animação é de fato coisa para criança?
De início o que me atraia em animações era o fato de serem feitas pelo computador alem de ser uma senhora forma de arte. São essas capazes de expor a imaginação de nerds, bobos, criativos, insanos e  uma legião de outros tipos de personalidade que necessitem que o mundo seja um pouquinho diferente do que realmente é. Ou seja, animais falam, pessoas voam, o homem chega a outros planetas e guerreia por lá ou até casam com arvores (uau, apesar do conflito cultural e sem precoceitos, imagine uma jaboticabeira de véu e grinalda entrando na igreja durante a marcha nupicial, preciso realizar isso rs).
Com o tempo o que mais me chamou a atenção foi a capacidade com que essas animações podem influenciar pessoas, e porque não, crianças que apesar de muitos discordarem são pessoas. Mas, e no sentido bem forte de No entanto, parece que os artistas que criam essa fabulosas histórias não estão apenas interessados em intreter crianças mas também trazer uma mensagem um pouco mais séria. Muitas veses hoje em dia nas animações encontramos críticas diversas ao meio social e apresentações de situações (dramas) adultos, na maioria das veses de forma bem (repita) bem implicita, eu disse na maioria das veses. Galera, não falo de hipnose, crianças imitam animais, fazem ruidos estranhos e se casam com objetos por natureza, por tanto isso é normal acontecer durante e horas após a exibição da animação.
Resumindo o que quero dizer, para aqueles que ainda pensam que animação é coisa de gente boba, você, você e todos você, abra os olhos, assista a essa grande produções e tente imaginar o porque elas faturam em um dia de exibição mais do que você pode faturar em um ano! Há muito mais do que caretas e comédia manjada nisso tudo, não é?

PS: I love you!